segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Nadando contra a correnteza do meio 'evangélico' de nossos dias

Hoje conversei, via e-mail, com minha cunhada (Lou Braucks). Refletimos um pouco sobre o meio evangélico de nossos dias...

Sei que às vezes as críticas podem parecer "pesadas" ou "ácidas", como prefiro denominar as minhas, mas tenho entendido que não é sábio ficar em silêncio enquanto pessoas têm sua fé arrasada, ou pior, chegam a uma fé disforme com o Evangelho de Jesus. Ora, o Evangelho a que me refiro está à disposição de todos na Bíblia, para leitura, interpretação e compreensão. Ao lermos a história de Jesus, em suas palavras e ações, e usarmos tais como chave interpretativa das Sagradas Escrituras como um todo, perceberemos que algumas peças não encaixam com o que tem sido anunciado de palcos nos shows da fé Brasil a fora (vamos ficar só no Brasil, por enquanto, tá?).

É preciso falar. Houve tempo em que preferi calar. Temiar condenar algo que fosse da parte de Deus. Não queria julgar o trabalho de outras denominações evangélicas. Entretanto, não é mais possível uma omissão desse porte. Até mesmo porque vivemos uma época em que é preciso nadar contra a correnteza da própria igreja evangélica.

Anteriormente nos detemos, como igreja, a nadar contra a maré do mundo secular. A ideia propagada era de que o cristão precisava resisitir às tentações do "mundão", enquanto que na verdade importa-nos desenvolver um senso crítico a partir do Evangelho. Assim, qualquer sistema pode (e deve!) ser questionado por um rebanhado do Pastor Jesus, quando esse sistema induzir para longe da Cruz.

Bem, a Lou me passou um link que compartilho com vocês. Li o pequeo artigo de Alex Steves e gostei muito. Suas palavras fazem pensar... e pensar é honrar o intelecto com que Deus nos presenteou, certo?

A seguir, coloquei uma canção de João Alexandre, "É proíbido pensar". Pra mim, uma das melhores nos últimos tempos, porque também "não consigo me encaixar nesse esquema!" Faço minhas as palavras desse músico Evangélico (com E maiúsculo) brasileiro.

http://alexesteves.blogspot.com.br/2008/09/uma-projeo-para-2058.html  

http://www.youtube.com/watch?v=z3iMQ1fNcjo

É Proibido Pensar

João Alexandre

Procuro alguém pra resolver meu problema
Pois não consigo me encaixar neste esquema
São sempre variações do mesmo tema
Meras repetições

A extravagâncias vem de todos os lados
E faz chover profetas apaixonados
Morrendo em pé rompendo a fé dos cansados
Com suas canções

Estar de bem com vida é muito mais que renascer
Deus já me deu sua palavra
E é por ela que ainda guio o meu viver

Reconstruindo o que Jesus derrubou
Re-costurando o véu que a cruz já rasgou
Ressuscitando a lei pisando na graça

Negociando com Deus
No show da fé milagre é tão natural
Que até pregar com a mesma voz é normal
Nesse evangeliquês universal
Se apossando do céus

Estão distantes do trono, caçadores de Deus
Ao som de um shofar
E mais um ídolo importado dita as regras
Pra nos escravizar.

É proibido pensar (5x)

Procuro alguém pra resolver meu problema
Pois não consigo me encaixar neste esquema
São sempre variações do mesmo tema
Meras repetições
Meras repetições
É proibido pensar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário